Spiga

James Blood Ulmer - FMM Sines 2009


É já neste sábado dia 25 que no festival de musicas do mundo (FMM), a decorrer na cidade de Sines que vamos poder ouvir um dos mestres da guitarra eléctrica. O seu nome é James Blood Ulmer e conquistou o mundo do jazz através do seu brilhantismo e capacidade de improvisação.

James Blood Ulmer
nasceu na década de 40 tendo na sua juventude começado a enveredar pelos caminhos da musica ao tocar com vários conjuntos da soul, o que lhe permitiu gravar o seu primeiro álbum ao lado do pianista Jonh Patton em 1969.
Chegado o ano de 1971 James mudou-se Nova Iorque para aqui começar a sua carreira ao lado dos melhores, prova disso é o registo com os Jazz Messengers do grande baterista Art Blakey, confirmado a sua enorme qualidade enquanto guitarrista. Isto levou-o a integrar o conjunto que acompanhava Ornette Coleman, pertencendo a James a honra de ser o primeiro a tocar uma guitarra eléctrica numa tournée de uma dos maiores ícones do Jazz de todos os tempos, que desde ai se tornou uma influencia na sua forma de encarar a musica.
Continuando a sua passagem pela musica e já nas décadas de 80 e 90 James formou um grupo de nome The Music Revelation Ensemble que lhe permitiu experimentar ao longo de vinte anos um sem numero de variantes musicais com outros tantos musicos, quer no campo do Jazz, da Soul ou do Blues.

É isso se espera nesta edição do FMM no Castelo de Sines, um homem que viveu muitos daqueles momentos que a maioria apenas pode imaginar, mas que faz disso uma força para continuar a sua grande viajem iniciada nos anos 60 e que chega a Sines cheia de jazz, soul e blues, numa noite que pode ser inesquecível e um perfeito exemplo do que é o "mundo" na musica.

0 comentários: