Spiga

Um Mundo Catita

AVISO

Este post contém linguagem ou cenas susceptíveis de ferir a sensibilidade dos leitores.

Não fosse o feriado, e provavelmente não estaria aqui a escrever este post sobre este assunto em particular, uma espécie de conto de natal tal como o protagonista o apresenta. Falo de UM MUNDO CATITA, série portuguesa a passar na RTP 2, por volta da meia-noite! é estranho fazerem isto, e depois queixarem-se que não teve a audiência que merecia. Uma série feita no nosso País, à qual devíamos dar destaque e passar a horas decentes, é relegada para a meia noite, provavelmente porque, e tal como é anuncia tem “...linguagem ou cenas susceptíveis de ferir a sensibilidade dos espectadores”, deve ser uma coisa só nossa, querendo desde já deixar bem claro que compreendo a posição da RTP 2, que ao ser um canal Estatal tem de resguardar a sua posição, até porque verdade seja dita, é dos que mais contribui para que a cultura portuguesa e não só, chegue a quem não a pode presenciar em primeira mão.

Se uma série é portuguesa e tem uns “foda-se”, uns “merda” ou uns “caralho” é considerada provavelmente chocante (até parece que ninguém fala assim), em contraponto com os “fucks”, os “shits” ou os “motherfuckers”, que são proferidos quase com a mesma cadência dos tiros e das explosões presentes em alguns filmes de domingo á tarde, só que como são em “estrangeiro”, até parecem poesia. Não se percebe porque é que isto acontece, talvez porque apesar de já terem passado muitos anos (não vivi nesse tempo, mas pelo que me contam), ainda exista essa enorme instituição que é, “o respeitinho é muito bonito”, a qual continua tão grande ou maior do que era, levando-nos, mesmo que de forma inconsciente, a uma hipócrisia extrema.

Agora que já libertei a minha indignação, apresento-vos:

UM MUNDO CATITA, é uma série protagonizada pelo “candidato” Manuel João Vieira, onde se mostra a vida de um músico quarentão, que atravessa uma crise existencial enquanto tenta ser mais e melhor com todos aqueles que o rodeiam, onde podemos sentir um pouco daquilo que é levar um estilo de vida Rock n´ Roll á portuguesa, um ideia criativa e com qualidade que merecia ser tratada de outra maneira pelos "nossos senhores" da televisão.

Se tiverem vida para isso, é bastante recomendável. É para ver aos domingos, por volta da meia-noite na RTP 2.


0 comentários: