Spiga

Burn After Reading - ***

Para mim, mais um bom filme dos irmãos Cohen, que voltam depois do galardoado Este País Não É para Velhos, como uma comédia sobre o mundo da espionagem, de nome Destruir Depois De Ler (Burn After Reading), com elenco de luxo, explorado por quem o sabe fazer, esta é uma fita que narra a historia do agente da CIA Osbourne Cox (John Malkovich), que por ter um problema com a bebida é despromovido, pelos seus superiores, o que o leva a pedir a demissão. É então que tem a ideia de escrever as suas memorias enquanto procura um sentido para a sua vida, o que vai despoletar bastantes problemas entre ele e a sua mulher Katie (Tilda Swinton), levando definitivamente o casamento á ruptura, uma vez que Katie se encontrava secretamente com Harry Pfarrer (George Clooney, a lembrar Everet - Irmão Onde Estás? - , mas com o obsessão pelo jogging), um agente do tesouro norte-americano que nunca disparou a sua arma em serviço, sendo que afirma ser uma coisa que não se esquece e que quando for necessário sabe que o fará.

São essas memorias que depois de serem gravadas num cd por Katie, para assegurar a sua parte nas partilhas do casamento, que chegam ás mãos de Chad Felheimer (Brad Pitt), um instrutor de ginásio que ao vê-las e classificá-las de “spy shit”, e com a ajuda da sua colega Linda Litzke (Frances McDormand), uma mulher desesperada por conseguir dinheiro para uma série de operações plásticas que acredita lhe vão mudar a vida, decide chantagear Osbourne. Apesar de este ser uma material valioso o ex-agente da CIA não se deixa levar, não restando solução a Linda e Chad, senão levarem o disco aos Russos, onde pedem uma recompensa na promessa de lhe fornecerem mais informações valiosas, apesar dos instrutores de ginásio não as terem. Por isso, decidem entrar em casa de Osbourne a fim de procurar, é desta forma que Chad é surpreendido por Harry que tinha ido ter com Katie, que lhe dá um tiro, matando-o de imediato, que fica assustado depois de chegar á conclusão que se poderá tratar de um espião, entra em pânico. Mais tarde e já com Linda, que tinha conhecido a algum tempo atrás e com a qual mantinha um relacionamento amoroso, apercebe-se que o amigo desta que tinha desaparecido a alguns dias, era o mesmo a quem ele tinha metido um tiro entre os olhos, entrando em pânico, e acusando Linda de fazer parte de uma conspiração, desaparece. Depois de tudo isto, Ted, o patrão de Linda e na tentativa de a ajudar vai a casa de Osbourne para recolher informações, mas é apanhado pelo mesmo, que havia voltado depois de ter sido posto na rua pela mulher, que o mata em plena luz do dia.


No final, e com Chad e Ted mortos, Osbourne em estado vegetativo depois de levar um tiro de uma agente, enquanto atacava Ted, Harry preso a tentar fugir do País e Linda a negociar a sua cooperação em troca de financiamento para as suas plásticas, os superiores de Osbourne, tentam perceber o que se passou depois de todas estas trapalhadas, chegando á conclusão que não poderiam cometer o mesmo erro novamente, apesar de não saberem bem qual foi.

0 comentários: